segunda-feira, 15 de junho de 2015

Parque da Luz

Dá vergonha dizer, mas até esse ano confesso que sequer sabia da existência do Parque Jardim da Luz (foi o primeiro parque de São Paulo!).Quando descobri sua existência  fiquei com  medo de entrar no parque, pois, pelo histórico da nossa cidade achei que encontraria  andarilhos, usuários de drogas, assaltantes etc. Mas ou tivemos sorte, ou realmente é um parque bem frequentado, bem cuidado. Muitas famílias no local e pessoas fazendo exercícios. No parque você encontra "academia" ao ar livre , onde há aparelhos de musculação feitos com material simples  como cimento; há uma gruta muito fofa com uma pequena cachoeira, um laguinho  com peixes  os quais você poderá observá-los passando por um corredor subterrâneo com vidros (quando acharia que poderia ver isso no centrão da cidade?). Há algumas construções antigas bem conservadas  coretos;  tem um lago central muito bonito e obras de arte espalhadas pelo parque!   Adorei .. realmente achei muito lindo... recomendo...

Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro
Subprefeitura Sé
Área: 113.400 m²
Funcionamento: diariamente das 9h às 18h
(abre às 5h para atividades físicas)
Fone/Fax: (11) 3227-3545

"Criado originalmente como Horto Botânico, em 1825 foi aberto ao público como Jardim Público da Luz. È o mais antigo parque público do município e foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1981.
Apresenta vegetação composta por bosques e jardins implantados com espécies como alecrim-de-campinas, andá-açu, chichá, corticeira, jenipapo, magnólia-branca, manila-copal, oiti, pau-marinheiro, pau-ferro, sapucaia e sol-da-mata. Destacam-se as alamedas de falsa-figueira-benjamim e de guatambu, além da variedade de gimnospermas, palmeiras e o roseiral. Foram registradas 165 espécies, das quais 10 estão ameaçadas como cabreúva, cambuci e palmito-jussara.
Das 73 espécies identificadas no parque, 67 são aves. No espelho d’água há registros do cágado-pescoço-de-cobra, de peixes como carpas, tilápias e acarás e, aves, como socó-dorminhoco, irerê, martim-pescador-grande e frango-d’água-azul. Rapinantes como o gavião-caboclo e caracará foram avistados. No bosque ocorrem algazarras de periquitos, maracanãs e papagaios, além de pombas silvestres e de diversas espécies de beija-flores e papa-moscas (tiranídeos: pássaros da família do bem-te-vi). Por ser uma “ilha verde” em meio à urbe, o parque é importante parada para aves florestais que por ali passam, a exemplo do beija-flor-preto, tucano-de-bico-verde, tucano-de-bico-preto e bem-te-vi-pirata. A população de bicho-preguiça que habita o parque desde o final do século XIX é na verdade herança do primeiro e extinto jardim zoológico paulistano.
Na região central do parque destaca-se o lago em formato de cruz de malta, rodeado por oito belas esculturas que representam as quatro estações do ano. Os coretos, a Casa de Chá e a Casa do Administrador foram totalmente restauradas em parceria com o Monumenta e EMURB.
ÔNIBUS
106A-10 – Metrô Santana – Itaim Bibi
107P-10 – Mandaqui – Pinheiros
107T-10 – Metrô Tucuruvi – C. Universitária
1156-10 – Vila Sabrina – Pça. do Correio
1156-51 – Pq. Edu Chaves – Correio
+ informações: www.sptrans.com.br
METRÔ
Estação Luz (Linha 1- Azul/ Linha 4 – Amarela)
TREM
Estação Luz (Linha 7 - Rubi/ Linha 11- Coral)
  
CLICOFAIXA DE LAZER
Circuito Paulista/Centro - Funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h" (
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5757)


olha que graça essa construção.

coreto



academia ao ar livre, veja o aparelho feito com cimento





perto da gruta

a gruta com cachoeira

lago com peixes, com um corredor subterrâneo 
dentro da gruta




tão fofinhos...
no corredor subterrâneo para observas os peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário