segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pinacoteca do Estado de São Paulo e Estação Pinacoteca

Mais uma vez fomos à Pinacoteca,mas dessa vez conseguimos tempo para ir também à Estação Pinacoteca, e  levamos às crianças. A Pinacoteca é maravilhosa! não sou grande conhecedora de arte, mas seu acervo é encantador, assim como suas instalações. 
Passamos no café da Pinacoteca, pois na outra visita estava fechado. Adorei o local , tomamos um café, chocolate quente, e pão de queijo (3,50), coxinha (6,50), o preço é um pouco salgado, mas é uma delícia sentar-se na parte externa. Com a fachada de tijolos me senti em Boston. Para quem estava querendo comer uma refeição, vimos no cardápio pratos em torno de 30,00. Vale lembrar que o parque ao lado (parque da Luz) é muito gostoso também, mas será objeto de outro post.
Logo que entramos na Pinacoteca, ganhamos um kit para família. Nele veio um jogo para as crianças localizarem obras de arte, e outro jogo  cheio das imagens do acervo da Pinacoteca, adoramos!
o ingresso foi 6,00 para adulto e 3,00 com carteira de estudante, mas meu filho menor tem 9 anos e não pagou, ou seja , para menores de 10 anos é gratuito. 
(GUARDE O TICKET PARA IR À ESTAÇÃO PINACOTECA) Com esses valores a atração de grande qualidade é acessível a todos , MESMO PORQUE  AOS SÁBADOS A ENTRADA É GRATUITA!!

estacionamento: não há muitas vagas , mas é gratuito!

"O prédio ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos para construir as cidades que se enriqueciam com o café. Com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, a Pinacoteca passou por uma grande reforma durante o governo Mário Covas, e, hoje, em seus salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, iluminação específica e adequada, abriga importantes exposições, como as que realizou com as obras de Rodin e de Miró. O museu tem um perfil muito definido da arte brasileira do século XIX até a contemporânea. Seu acervo tem cerca de 4 mil peças, e é significativo, especialmente para São Paulo, uma vez que reúne trabalhos de artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. " (fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/cultura_museus_pinacoteca)

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo/SP
Fone: (11) 3324-1000 
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h. Bilheteria até 17h30.
Ingressos: R$6 e meia-entrada
Grátis aos sábados

"O prédio onde funcionou, por mais de meio século, o Dops (Departamento Estadual de Ordem e Política Social), no centro de São Paulo, recebeu o nome de Estação Pinacoteca. O antigo prédio, inaugurado em 1914, e projetado por Ramos de Azevedo para servir de armazém da Cia. Sorocabana, foi totalmente restaurado de acordo com projeto do arquiteto Haron Cohen.
Hoje, o espaço de 8 mil m2, apresenta condições técnicas ideais para as atividades museológicas que realiza. Um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nemirovsky permitiu a instalação da entidade na Estação Pinacoteca e a exibição de sua Coleção, um dos mais importantes acervos de arte moderna do País.
A Estação Pinacoteca oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado em homenagem ao casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. O Gabinete conta com dois espaços expositivos, um ateliê de impressão, para desenvolvimento de projetos de artistas e oferece consulta pública ao acervo de 2000 gravuras pertencentes ao museu.
O espaço abriga, ainda, um centro de memória para a preservação e pesquisa da história da própria Pinacoteca e a Biblioteca Walter Wey. O local onde ficavam confinados os presos no antigo prédio do DOPS deu lugar ao Memorial da Resistência, que conta com quatro celas e um totem multimídia, onde o público tem acesso ao acervo de fichas e prontuários de pessoas que passaram por lá, como Monteiro Lobato e Mário Covas, ou tiveram seu nome registrado na época da ditadura, como o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ator Paulo Autran. Esse espaço está hoje sob responsabilidade do Arquivo do Estado de São Paulo. Consolidando também o papel educativo desempenhado pelo Museu, são desenvolvidas na Estação Pinacoteca atividades de capacitação de professores." http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/cultura_museus_estacao_pinacoteca

Largo General Osório, 66 - Luz
São Paulo - SP
FoneFax: (0xx11) 55 11 3335-4990
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h30.
Ingressos: R$ 6 e meia entrada para estudantes e idosos.
Crianças de até 10 anos não pagam.
Grátis aos sábados.










vista da varanda da Pinacoteca


vista da varanda da Pinacoteca







parte externa do café

parte externa do café


Estação Pinacoteca: lugar onde os presos políticos tomavam sol (qdo permitido)




porta da cela dos presos políticos 


emociona pensar em todo sofrimento que os presos ali passaram, e essas máscaras representam as vítimas da ditadura militar (casa máscara tem um nome - nomes nas etiquetas azuis são desaparecidos) 





fundos da Estação Pinacoteca




o prédio é lindo da Estação Pinacoteca, mas veja que dó a sujeira do entorno!

demos uma passada no prédio ao lado (estação Júlio Prestes) mas não pudemos entrar pois tem que agendar








estação Julio Prestes






linda vista da Estação da Luz no caminho da Pinacoteca à Estação Pinacoteca, mas essa região dá medo... exige atenção e cuidado
sala  da Pinacoteca do Estado















Nenhum comentário:

Postar um comentário